Tornearia

Um dos ramos mais importantes da usinagem é a tornearia mecânica, agrupando centenas de empresas de usinagem que trabalham exclusivamente com serviços de tornearia. E, para suprir a demanda, tanto das indústrias locais quanto das grandes indústrias em todo o Brasil, temos a BRANIVA, uma das mais antigas empresas que prestam serviços de tornearia no Grande ABC.

Mesmo prestando outros tipos de serviços, a tornearia mecânica é tido como um dos nossos ramos mais fortes, pois fabricamos peças torneadas com excelência quase insuperável.

O ramo da tornearia mecânica agrupa todos os serviços executados por tornos convencionais, como a usinagem de eixos, buchas, polias, flanges, rotores, carcaças, anéis, porcas, entre outros. Todos estes executados na BRANIVA.

 

Torno Convencional

O torno convencional, também conhecido com torno mecânico, foi a primeira máquina-ferramenta desenvolvida pelo homem, sendo também a mais versátil delas, sendo capaz de executar o maior número de operações.

Os serviços de torno envolvem o trabalho de seções circulares de peças, podendo usinar quaisquer diâmetros internos ou externos, além do torneamento de superfícies planas perpendiculares ao diâmetro, no chamado faceamento.

Dependendo do tipo de material usado e do nível de acabamento desejado no torneamento, ajusta-se a velocidade de avanço do torno. É possível usinar peças rapidamente, caso o material tenha baixa resistência e seja desejado um acabamento menos liso ou usinar peças lenta e cuidadosamente caso o material apresente elevada dureza ou queira-se obter um acabamento superficial mais liso.

Esses fatores são levados em consideração pelo operador durante o torneamento, visando o máximo de satisfação para o cliente. Isso ressalta a importância de trabalhadores qualificados, a exemplo dos torneiros da BRANIVA.

 

Outros trabalhos da BRANIVA

Os outros trabalhos executados aqui envolvem serviços de usinagem, tornearia e solda, como projetos de peças flangeadas, no qual a flange é soldada à peça e depois tem seu acabamento torneado.

Ou mesmo de peças cilíndricas, como eixos ou polias, que têm seções com diâmetros de tamanhos muito diferentes. Nesse caso, usinar a peça de um tarugo maciço de diâmetro uniforme resultaria em grande desperdício de material, um número excessivo de horas de trabalho e um desgaste desnecessário das ferramentas utilizadas, por isso a peça é feita a partir de dois tarugos de diâmetros diferentes que são, então, soldados.

Estes serviços de usinagem, tornearia e solda são executados somente quando especificados no projeto das peças a serem produzidas. Caso contrário, poderiam resultar em fraquezas estruturais que poderiam causar o rompimento da peça durante o serviço de torno. Ou, ainda pior, durante sua operação já em posse do cliente, comprometendo seriamente a capacidade operacional da peça fabricada e colocando em risco, não só todo o maquinário com o qual a peça trabalha, mas também a saúde de quem o opera esse maquinário.

Além disso, todas as soldas realizadas na BRANIVA são feitas com materiais certificados e por profissionais experientes, para assegurar ao cliente a segurança de seu maquinário e, mais importante, dos operários envolvidos.

Fale Conosco