Torno CNC

O torno CNC (ou torno por Comando Numérico Computadorizado) funciona de maneira análoga ao torno convencional, trabalhando quaisquer diâmetros internos ou externos das peças fabricadas e podendo também trabalhar superfícies planas e perpendiculares ao comprimento do diâmetro, no chamado faceamento.
Entretanto, enquanto o torno mecânico é operado manualmente, o torneamento CNC é comandado por computador, sendo que o operador precisa somente programar a máquina (elaborando um algoritmo a ser seguido) e acompanhar o processo produtivo para interromper o funcionamento da máquina, no caso raro de problemas operacionais.
O torneamento CNC representa um grande avanço na área da tornearia, pois possibilita a execução rápida, e com mínima margem para erro humano, de serviços que envolvem medidas extremamente precisas ou a produção de um grande número de peças, e em alguns casos, ambos.
Nos dias atuais, a presença de tornos CNC, operados por profissionais qualificados, representa para as indústrias uma vantagem na qualidade de serviços prestados, fato que levou a BRANIVA a contar com a presença de tais equipamentos.

Tornearia CNC

Como já mencionado antes, a usinagem no torno CNC funciona através de um sistema chamado Comando Numérico Computadorizado. Esse é um sistema que controla todas as operações da máquina, como velocidade de rotação do eixo e a movimentação da ferramenta por isso, a usinagem no torno CNC é extremamente rápida.
• Não há operação manual da máquina
• Não há necessidade de movimentação da ferramenta através de manivelas
• Não há necessidade de pausar a operação para troca de ferramenta

Todos esses processos são incorporados no programa CNC e executados automaticamente pela máquina.

Devido à eficácia da usinagem CNC, peças CNC são produzidas em uma velocidade muito maior do que as peças produzidas por usinagem tradicional e, se houver uma grande quantidade de peças a ser produzida, o aumento da agilidade na produção é ainda mais notável. Justamente por este motivo, peças CNC normalmente são produzidas em grande quantidade, em serviços que envolvem produção de grandes lotes de peças semelhantes.

Entretanto, a capacidade de produzir grandes quantidades de peças com agilidade não é a única vantagem da usinagem CNC.

Por produzirem peças seguindo um algoritmo computadorizado, a probabilidade de falha humana é muito baixa e a precisão da usinagem é muito alta, pois uma vez feita a programação corretamente, a máquina irá seguir a programação, em uma usinagem de constante precisão.

Por estes motivos, a tornearia CNC na BRANIVA é usada para os serviços mais exigentes, tanto em precisão de medidas quanto em agilidade de fabricação.

Fale Conosco