Solda MIG\MAG

O processo de solda MIG\MAG, dos termos em inglês “Metal Inert Gas” e “Metal Active Gas” e em português “Metal e Gás Inerte” e “Metal e Gás Ativo”, respectivamente, é um processo de soldagem por arco elétrico com eletrodo consumível e não revestido em forma de arame, com uma atmosfera de proteção de gás inerte, gás ativo ou uma mistura dos dois.

Detalhadamente, o processo de solda MIG\MAG ocorre da seguinte maneira:

  • A tocha de soldagem é alimentada por um eletrodo consumível, um carretel de um arame composto do metal de adição, que será derretido e fundido com as peças a serem soldadas. Esse arame recebe uma corrente elétrica quando a tocha é acionada e assim atua também como eletrodo.
  • Conforme a tocha é acionada, esse arame é empurrado para fora da tocha, e graças à corrente elétrica sobre ele aplicada, forma o arco elétrico ao se aproximar da superfície a ser soldada.
  • Esse arco elétrico aquece tanto o eletrodo consumível quanto os metais a serem soldados, derretendo estes elementos e ligando-os a nível molecular. Entretanto, esse arco elétrico não seria possível sem a característica mais fundamental da solda MIG\MAG: a atmosfera protetora.

Ao acionar a tocha também é liberado um gás inerte, no caso da soldagem MIG ou um gás ativo, no caso da soldagem MAG. Como gás inerte, normalmente é utilizado o argônio ou o hélio e como gás ativo, uma mistura de CO2 e argônio ou CO2 puro.

A diferença entre as duas se faz bem clara pelo nome: no caso do gás inerte, o gás não interage com o metal derretido que formará a solda, já o gás ativo, interage e altera certas características da solda, como por exemplo, o gás CO2 que promove maior penetração da solda, porém causa mais respingos.

Sem a atmosfera protetora, o eletrodo se oxidaria rapidamente ao entrar em contato com o oxigênio presente no ar atmosférico devido à corrente elétrica aplicada sobre ele, o que impossibilitaria a junção de quaisquer metais por solda MIG\MAG.

 

Vantagens da solda MIG/MAG

Na BRANIVA, o uso da solda MIG\MAG é fundamental, pois é um método extremamente ágil e prático, graças ao eletrodo em forma de arame.

Essa característica confere ao método vantagens como permitir a execução ininterrupta de cordões longos de solda e apresentar facilidade de execução em áreas apertadas, pois a tocha de solda pode ser facilmente manuseada em espaços pequenos sem a presença de eletrodos em forma de vareta.

Essas vantagens tornam a solda MIG\MAG o método preferido para trabalhos como a solda dos fios de roscas transportadoras, que consiste num cordão de solda longo e contínuo ligando à rosca ao eixo.

A soldagem de partes internas de estruturas produzidas em caldeiraria, soldas muito difíceis de executar usando eletrodos em forma de vareta, pois estes por vezes devem ser cortados ou dobrados para que caibam nos espaços internos das estruturas.

Além da solda de grandes quantidades de peças, casos nos quais a solda feita com eletrodos em forma de vareta demoraria muito mais que a solda feita com eletrodo contínuo em forma de arame

Fale Conosco