Retífica

Retífica – Usinagem

A retífica é uma máquina-ferramenta utilizada com a principal finalidade de tornar reto, corrigir irregularidades e melhorar o acabamento final das peças usinadas.

A retífica de peças trabalha através do contato entre o rebolo, um disco de material abrasivo, e a peça usinada. Ela é capaz de usinar peças com uma precisão muito maior que se pode obter com fresas ou tornos mecânicos, por isso, é usada principalmente para trabalhar peças com tolerâncias de alta precisão.

As principais empresas especializadas em retífica em São Paulo trabalham com retificação de peças de motores, entretanto as usinagens também utilizam retíficas para usinar diversas peças que necessitem de medidas executadas com precisão.

Existem diversos tipos de retíficas, cada uma adequada para a usinagem de um tipo específico de peças. A maioria das empresas do ramo da usinagem, especializadas em retífica em São Paulo, trabalham com retíficas cilíndricas de grande porte ou com retíficas planas.

 

Tipos mais comuns de retífica

  • Retífica cilíndrica: é usada para retificar peças cilíndricas ou cônicas, como eixos, buchas e anéis. Ela trabalha girando a peça trabalhada, normalmente fixada na retífica cilíndrica através de contra pontos, e girando o rebolo. O movimento de avanço com atrito entre rebolo e peça normalmente é feito no sentido longitudinal, paralelo ao comprimento da peça. Enquanto o avanço no sentido de profundidade em relação ao diâmetro é feito ao final de cada passe, sem que haja contato entre o rebolo e a peça, para deixar que a retirada de material seja feita somente durante o avanço longitudinal.

 

  • Retífica plana: como o próprio nome diz, tem a principal finalidade de retificar superfícies planas. Existem dois tipos de retífica plana: a retífica plana tangencial, que trabalha com um rebolo cilíndrico, que, montado num eixo árvore horizontal, tem seu diâmetro em contato com a peça durante a usinagem. E a retífica vertical, que trabalha com um rebolo segmentado ou um rebolo do tipo copo que, montado num eixo árvore vertical, têm sua base em contato com a peça durante a usinagem.

 

  • Retífica centerless: é um tipo de retífica de peças utilizada principalmente na produção em larga escala. Nela não há a necessidade de fixar a peça entre dois contrapontos, já que ela é escorada em um calço chamado lâmina de espera, desgastada pelo rebolo enquanto tem seu movimento de rotação conduzido por outro disco localizado oposto ao rebolo, chamado disco de arraste.

 

  • Retifica CNC: as retíficas CNC são semelhantes às retificas cilíndricas, entretanto, ao invés de serem operadas manualmente, elas são operadas por Comando Numérico Computadorizado. O que possibilita que ela tenha uma agilidade muito maior no trabalho e consiga executar usinagens com uma precisão na casa dos décimos de nanômetro.

 

  • Retífica de rosca: é um tipo de retífica que se assemelha à retífica cilíndrica, entretanto, como o nome diz, ela é própria para a usinagem de roscas. A retífica de rosca possui os rebolos mais finos e angulados, permitindo que ela se encaixe perfeitamente nos fios das roscas usinadas.

 

Retificação – Usinagem

O que é retificação?

Retificação mecânica é um processo de usinagem no qual uma peça é usinada por uma máquina retificadora. A peça é presa à máquina e trabalhada por uma ferramenta giratória chamada rebolo.

Esse rebolo é composto de material abrasivo e ao entrar em contato com a peça, retira material dela em quantidades extremamente pequenas, alterando a medida da peça de forma extremamente lenta e precisa. Por exemplo, um eixo retificado pode apresentar medidas finais dentro de tolerâncias de até centésimos de milímetro.

Uma vez sabendo o que é retificação, é fácil ter noção da importância de um eixo retificado como, por exemplo, o virabrequim de um motor automotivo ou até mesmo o eixo-árvore de uma máquina-ferramenta, ambos produzidos através de retificação mecânica.

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