Recuperação de Equipamentos

Todas as áreas da indústria fazem amplo uso de uma miríade de equipamentos pesados:

  • Fábricas de papel e celulose utilizam trituradores de madeira;
  • Mineradoras utilizam trituradores de minério, peneiras hidráulicas e mecanismos de transporte à base de rolos e roletes;
  • Indústrias químicas e petroquímicas utilizam bombas e rolos transportadores de produtos químicos.

Uma coisa que esses equipamentos mencionados têm em comum é que eles sofrem um alto nível de desgaste durante sua operação, sendo danificados ao longo do tempo, até chegarem a um estado de avaria que os impeça de operar com a eficiência mínima desejada.

Entretanto, o desgaste sofrido por esses equipamentos ainda não é grande o suficiente para que seja necessário descartá-los. Todos eles podem passar por serviços de recuperação, tendo seus danos concertados e sua eficiência retornada.

A BRANIVA executa estes serviços, e todos os equipamentos antes mencionados são exemplos de serviços de recuperação de equipamento já prestados pela empresa.

 

Processo de Recuperação de Equipamentos

O serviço de recuperação começa com a avaliação do nível de avaria do equipamento e a elaboração de um orçamento que é enviado ao cliente. No caso de o orçamento ser aprovado, começa o serviço de recuperação.

  • Primeiro o equipamento é movido até a BRANIVA. E, por se tratar de um serviço normalmente feito em equipamentos de grande porte, esse transporte quase sempre é feito por uma transportadora terceirizada.
  • Ao chegar à BRANIVA os equipamentos são limpos e então é feita uma avaliação mais detalhada de sua condição e de todos os reparos que necessitam ser feitos.
  • Normalmente esses reparos envolvem serviços de caldeiraria, como o corte e substituição dos dentes de trituradores de minério. Entretanto, algumas vezes também são necessários serviços de usinagem, como a reusinagem dos furos de carcaças de bombas.
  • Feitos os reparos, a maioria dos equipamentos são pintados com tinta anticorrosiva, exceto em seções usinadas, e são então montados novamente, salvo alguns casos de equipamentos excessivamente grandes que precisam ser transportados desmontados.
  • Concluídos os serviços de reparo, os equipamentos são inspecionados cuidadosamente, a fim de garantir que não esteja presente nenhuma não conformidade.
  • Terminada a inspeção, os equipamentos reparados são enviados de volta ao cliente, caso necessário, com o acompanhamento de uma profissional da BRANIVA para orientar na remontagem do equipamento.

Fale Conosco