Fresamento

O fresamento é um serviço de usinagem no qual a máquina fresadora é utilizada para retirar material de uma superfície plana, podendo ser periférica ou frontal à peça, com uma ferramenta de corte chamada fresa.

No torno, maquina na qual a peça é girada, a ferramenta só realiza movimentos de avanço, tanto no sentido do comprimento quanto perpendicular a este. Ao contrario, no fresamento a ferramenta é giratória e o avanço pode ser feito pela ferramenta, enquanto a peça é mantida fixa, ou o avanço pode ser feito pela mesa onde é fixada a peça enquanto a ferramenta se mantém fixa.

O movimento de avanço no fresamento periférico é feito pelas laterais, sem que o diâmetro da fresa entre totalmente na superfície trabalhada. Já o avanço no fresamento frontal é feito com o diâmetro da fresa entrando totalmente na superfície trabalhada.

Na usinagem, a fresagem é fundamental, seja para fabricar peças que apresentam quaisquer superfícies planas (como rebaixos, rasgos de chaveta, canais, chanfros não angulares, trilhos, dentes de engrenagens e cremalheiras) ou para fazer furos com precisão e realizar rosqueamentos com macho de forma muito mais ágil e precisa do que o rosqueamento com macho feito manualmente.

Na área da usinagem de fresagem, a BRANIVA trabalha com a produção de blocos, trilhos, engrenagens, cremalheiras e quaisquer outras peças sobre projeto, além de fresadoras para fazer rasgos de chaveta em eixos.

Ferramentaria

A ferramentaria é o ramo da usinagem que trabalha com a fabricação de ferramentas de corte, dobra ou repuxo, dispositivos, protótipos, ou peças para máquinas-ferramenta em geral.

As empresas de ferramentaria empregam amplamente máquinas como torno, retífica e principalmente fresa, devido à necessidade de produzir, com precisão, peças com seções planas, a exemplo de moldes, jogos de punção, ferramentas de corte e estamparia, etc.

O profissional especializado em ferramentaria é um dos profissionais mais completos da usinagem. Ele, ao invés de se especializar na operação de um único tipo de máquina-ferramenta, deve ter conhecimentos sólidos na operação de todas as máquinas utilizadas por seu ramo, especialmente tornos mecânicos e fresadoras, além de retíficas em alguns casos.

Entretanto, profissionais com o cargo de ferramenteiro e empresas de ferramentaria estão se tornando cada vez mais raros nos dias de hoje. A maioria dos que antes optariam por uma formação especializada em ferramentaria, hoje procuram cursos que possibilitam trabalhos com maior remuneração, como engenharia.

Além disso, todos os serviços realizados por empresas especializadas em ferramentaria também podem executados em usinagens que prestam serviços mais abrangentes, já que elas também possuem maquinário adequado para tais serviços.

Um exemplo é a BRANIVA que, mesmo sendo especializada em usinagem e caldeiraria industrial, possui todo o maquinário necessário para realizar a maioria dos serviços de ferramentaria.

Fale Conosco