Caldeiraria

Caldeiraria é o segmento da indústria metalúrgica que trabalha com a traçagem conforme projeto em chapas de metais em geral, além do corte, dobra e montagem destas chapas em todos os tipos de estruturas metálicas e do reparo destas estruturas.

Os ramos de caldeiraria e usinagem estão diretamente interligados. Além de inúmeras empresas se especializarem nessas duas áreas da metalurgia, muitas peças de caldeiraria têm medidas com acabamentos precisos que precisam ser usinadas.

Isso concede à BRANIVA uma garantia a mais de qualidade em nossos serviços de caldeiraria. Além de caldeireiros e soldadores qualificados, também temos nosso próprio setor de usinagem, o que economiza tempo e barateia nossos orçamentos, pois evitamos serviços de terceiros em ambas as áreas.

Existe uma crescente demanda na área de caldeiraria em São Paulo, devido a fatores como a expansão e manutenção de diversos setores da indústria nacional, como as indústrias química, petroquímica, naval e offshore, entre outras, todas estas, indústrias para as quais a BRANIVA presta serviços.

Dentre os setores para os quais prestamos serviços, o químico e o petroquímico fazem amplo uso de serviços de caldeiraria em aço inox, como tanques e reatores, devido à utilização de produtos corrosivos.

Embora muitas empresas de caldeiraria em São Paulo se especializem em caldeiraria em aço inox, a BRANIVA trabalha na área da caldeiraria e usinagem com todos os tipos de matérias primas, pois parte da nossa missão é prover o máximo possível de satisfação para o cliente,.

E, para isso, procuramos ter capacidade de realizar serviços com qualquer material que seja necessário.

Processo Industrial de Caldeiraria

O processo industrial de caldeiraria é um conjunto de uma série de operações executadas por uma equipe de profissionais qualificados. Esse processo depende principalmente do caldeireiro, profissional especializado na leitura de projetos de caldeiraria industrial, traçagem em chapas, diversos métodos de corte, dobra e montagem.

No geral é o caldeireiro que supervisiona o processo de caldeiraria, embora este processo também envolva o trabalho de ajudantes, que ficam responsáveis por prover auxílio para os caldeireiros (principalmente com serviços braçais), e de soldadores, responsáveis pelo complexo processo da execução correta de todas as soldas envolvidas no projeto.

  • O processo tem início com a traçagem e corte do material, que é a etapa mais importante do processo de caldeiraria industrial, pois se os traçados forem feitos incorretamente, todo o resto do processo será comprometido.
  • Com o auxílio de compasso e régua, o caldeireiro desenha sobre as chapas, tubos ou cantoneiras as marcações necessárias para saber a posição de todos os cortes e dobras que serão feitos.
  • As chapas são então cortadas. Existem diversos modos de cortar chapas, como: corte com maçarico, guilhotina, laser, jato d’água, serra, entre outros.
  • Uma vez cortadas, as peças são rebarbadas com lixadeiras e então dobradas no formato em que serão montadas.
  • Após a dobra, as peças são encaixadas umas com as outras pelo caldeireiro e podem ser mantidas no lugar através de parafusos e porcas, rebites ou ponteamento. Ou seja, são feitos pequenos pontos de solda nos lugares de junção das chapas, para manter o conjunto montado.
  • Normalmente o ponteamento é feito em casos nos quais as chapas serão soldadas.
  • Com as peças soldadas, a única etapa restante no processo de caldeiraria industrial é a pintura das peças, no caso de peças de materiais oxidáveis.

Com o processo de caldeiraria finalizado, tudo o que resta a se fazer é a inspeção dimensional final e qualquer ensaio não destrutivos especificado pelo cliente, para garantir a máxima qualidade em todos os serviços realizados na BRANIVA.

Fale Conosco