Mineração

Mineração

Mineração

 

Extração de ferro

Graças à riqueza mineral e à grande extensão do território nacional, o Brasil é um país no qual a indústria mineradora tem grande potencial. Um dos principais produtos minerais extraídos no país é o ferro, que é destinado principalmente à exportação

O ferro é o principal produto de exportação e concede ao Brasil a posição de segundo maior exportador de ferro do mundo, com uma exportação de 344,38 milhões de toneladas, somando um total de 10,46 bilhões de dólares, o que corresponde a mais de 60% de todas as exportações feitas pelo país.

A maior parte dos minérios de onde é extraído o ferro são minerados na região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, na Serra de Carajás, no Pará, e no Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul.

 

Extração de nióbio

Além do minério de ferro, o país contem quase todas as reservas naturais de nióbio do planeta, metal utilizado principalmente na produção de ligas metálicas de alta resistência e altamente valorizado pela indústria aeroespacial.

No total, mais de 98% das reservas conhecidas do mineral ficam no Brasil, tornando o país responsável por mais de 90% do nióbio comercializado no mundo. Parte deste nióbio vem da Mina Boa Vista, em Catalão e da Mina 2, em Ouvidor, ambas do grupo Anglo American, para o qual a BRANIVA presta serviços de produção e reparo de peças para equipamentos de mineração.

 

Extração de níquel

Também minerado pelo grupo Anglo American, o níquel tem sua extração pelo grupo, concentrada no município de Barro Alto, em Goiás. As minas de níquel de Barro Alto, assim como as de Catalão e Ouvidor, utilizam em seus equipamentos peças fornecidas pela BRANIVA.

O níquel é muito utilizado pela indústria metalúrgica, sendo que a maior parte da produção mundial de níquel é empregada na produção de ligas de aço inoxidável.

 

Extração de fosfato

O setor de mineração brasileiro não produz somente minérios metálicos, O outro produto fundamental extraído de solo brasileiro é o fosfato, sendo o Brasil o quarto maior mercado de fosfato no mundo.

O fosfato é um composto orgânico utilizado principalmente na produção de fertilizantes e dos ácidos fosfórico e sulfúrico.

Considerando que a agricultura moderna é altamente dependente de fertilizantes e que o ácido sulfúrico é o segundo composto mais utilizado pela indústria mundial, ficando atrás somente da água, é evidente a importância em nível mundial da produção de fosfato.

As principais regiões produtoras de fosfato do Brasil ficam em Minas Gerais e Goiás e lá também operam companhias para as quais a BRANIVA presta serviços, como Anglo American e Vale Fértil.

 

O trabalho da indústria mineradora

A indústria mineradora, por trabalhar com a produção de produtos ainda não refinados, está diretamente ligada a outros setores da indústria, especialmente os que trabalham com o processamento de materiais brutos, como a indústria siderúrgica ou a indústria química.

Além disso, o trabalho de mineração envolve operações extremamente desgastantes para as ferramentas utilizadas, como a escavação contínua durante a construção de minas, a quebra de rochas para a extração de minérios e a trituração de minério bruto durante seu processamento.

Isso gera uma necessidade constante de manutenção do maquinário utilizado, o que também interliga a indústria mineradora à industria de usinagem e caldeiraria, que trabalha na manutenção, reparo ou substituição de determinados tipos de equipamento.